quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rabanadas

.... ou "fatias douradas" e há ainda quem lhe chame de "fatias parídas". Pra mim serão sempre rabanadas e natal que é natal tem que as ter. Mas também não é preciso chegar ao dia de natal para, efetivamente as provar- Andava a pensar nelas há uns quantos dias, até que me propus a fazê-las e não custa mesmo nada. É tão fácil como estrelar um ovo. Vou tentar dar umas medidas aproximadas porque é um pouco a "olho". Cá vai...

Ingredientes:
Fatias de pão (de forma ou outro)
500 ml de leite
4 colheres de chá de açucar
2 ovos
Óleo
Açucar e canela

Preparação:
É uma receita para cerca de 8 fatias de pão como as da foto. Começamos por aquecer o leite e juntar as colheres de açucar (pessoalmente faço por partes, ou seja, aqueço cerca de 250ml de leite de cada vez num prato de sopa) e batem-se os ovos. Põe-se uma frigideira ao lume com o óleo para fritar, quando o óleo estiver bem quente começamos a fritar as nossas rabanadas. Primeiro passa-se pelo leite e espreme-se o excesso, passa-se no ovo e vai a fritar. Depois de bem douradas, retira-se e ainda quente polvilha-se com açucar e canela.




Uma maravilha!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sabor...e Arte!

Para além de cozinhar há muitas outras coisas que adoro fazer, as minhas folgas estão sempre ocupadas e se os dias tivessem 30horas seriam preenchidas de certeza. Este é o meu mais recente hobbie: fazer cachecois!! A ideia é oferecer no natal mas estou a gostar tanto deles que estou tentada a guardar alguns para mim. É realmente viciante, e estes em espiral ficam girissimos. Por isso decidi partilhar!

 Que tal?

Bom fim-se-semana!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aletria

Mais uma receita natalicia! Tou a ver que quando chegar realmente ao Natal começo a fazer receitas de páscoa, dado o adianto que levo... eh eh
Eu não gosto muito de arroz doce, e sempre pensei que a aletria fosse parecida pelo que parti do principio que também não gostava. Mas eis que provei a aletria da minha sogra e.... Gostei! Todos os anos lhe peço a receita, mas como é daquelas receitas que ela diz "Isso é mais ou menos a olho", ou "Pões umas quantas meadas e um 1 ou 2 litros de água e vais vendo". E nunca quis arriscar, porque 1 litro é diferente de 2... Mas a experiência já é tanta que é tudo a olho e fica sempre no ponto. Mas, enfim, quis arriscar e, apesar de alguns percalços, não ficou nada mal. Eis então a receita (mais ou menos) certa:

Ingredientes:
1,5l de Água
5 Meadas de Aletria
500gr de Açucar
Casca de Limão
Pau de canela
Canela em pó.

Preparação:
Começa por se levar ao lume a água com o limão e o pau de canela, e deixa-se levantar fervura e apurar. Depois de começar a ferver junta-se a aletria, levanta fervura e põe-se a panela no minimo, fervendo muito lentamente, mais ou menos cerca de 1 hora ou até obter a textura pretendida, ou seja, a água acaba por evaporar e fica só uma "papa" aguada. Despeja-se para uma travessa não muito funda e deixa-se arrefecer. Depois de frio é só decorar com a canela em pó...
Ficou, incrivelmente parecida com a da sogra realmente!



Bom fim-se-semana e agasalhem-se que vai estar frio!!! :)

domingo, 3 de novembro de 2013

Torta de Chocolate (e mais um regresso)

Voltei! Pois eu sei que ja fui e vim várias vezes. Os afazeres da vida por vezes impedem-nos de ter mais tempo para pequenas coisas que nos dão tanto prazer. Alguma coisa tem que ficar para trás e, realmente, o blog tem sido sempre a mais sacrificado. Os cozinhados vão surgindo e vão sendo feitas coisas muito soborosas e engraçadas mas a parte do post é que falha sempre.
Adiante...
Com mais um regresso, regressa um docinho!
Chegamos a Novembro e parece que até já cheira a Natal. É num instante que chegamos a esta altura do ano. Quando entra Outurbro, começamos a ouvir dizer "estamos aqui estamos no Natal", em Novembro já começam a aparecer os anuncios alusivos à época, começamos a pensar em prendas, começo a pensar se irei trabalhar neste ano e num instante está passado. Tempos houve em que ficava entusiasmadissima com esta época, e não é que não goste mas, sinceramente, esta corrida ás compras é uma coisa que me aborrece muitissimo. Mas claro adoro a parte da comidinha boa acompanhada pela familia, ao pé da lareira, com miudos a gritar que nem loucos com o pai Natal (que eles até sabem que é, literalmente o pai ou o irmão).

Para dizer a verdade não foi a pensar nisso que surgiu esta torta, era apenas uma simples torta de chocolate, mas não é que a "magana" ficou parecida com um tronco!! Digo-vos que ficou divinal! Ora anotem aí...



Ingredientes:
6 ovos
200gr de açucar
180gr de farinha
1c. de chá de fermento
30gr de chocolate

Recheio:
Creme de cacau

Preparação:
Juntam-se todos os engredientes e vai ao forno num tabuleiro previamente untando. Depois é só desenformar para uma folha de papel vegetal, untar com o creme de cacau (ou outra coisa qualquer) e enrolar. Ficou mesmo parecida com um tronco! Já sei o que levar para casa da minha mãe no dia 24!
Boa semana!...